A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

9 de março de 2017

Novo Site: Desagravando


O site Desagravando surgiu da necessidade de apresentar contrapontos a diversos conteúdos que são propagados de forma incorreta e, algumas vezes, antiética e tendenciosa, nos diversos meios de comunicação existentes hoje na internet.
Diversos blogs, jornais, revistas, portais e outros meios de comunicação apresentam conteúdos jurídicos de forma absolutamente tendenciosa, sem se preocupar com as fontes, bem como com a efetiva realidade existente. O único propósito é vender conteúdo…
Outros ainda apresentam conteúdos com linha ideológica absolutamente acentuada, politizando questões jurídicas que são facilmente resolvidas pela análise eminentemente técnica.
Desagravar, como é cediço, significa reparar, dar uma satisfação. Este é o nosso propósito: dar uma satisfação à opinião pública, aos estudantes, aos juristas, aos especialistas, sobre o efetivo sentido da questão apresentada no contexto social.
Não somos os donos da verdade! Entretanto, somos especialistas naquilo que escrevemos. Ao contrário de textos eminentemente jornalísticos, sem que o profissional tenha conhecimento efetivo daquilo que escreve, os textos de nossos articulistas refletem experiência e prática nos assuntos abordados. Somos promotores de justiça, juízes de direito, delegados de polícia, defensores públicos e advogados especialistas nos temas da atualidade.
É óbvio que toda comunicação possui suas ideologias intrínsecas. Portanto, nossa linha editorial  indica também nossos valores, apontando paradigmas e busca, obviamente, influenciar decisivamente na construção de nossa mensagem.
E qual é a mensagem que estamos propondo?
A sociedade brasileira está cansada de falsas ideologias, da mera retórica da “defesa dos direitos humanos”, da mera retórica da “defesa dos menos assistidos”, da mera retórica da “defesa dos oprimidos pela sociedade”. Como se não fôssemos trabalhadores honestos, de labuta incansável, vítimas também de uma sociedade violenta e hostil. Chega de falsas retóricas!
O que buscamos é a defesa dos valores de nossa sociedade… da sociedade de pais e mães honestos, trabalhadores, vítimas de homicídios, de latrocínios, da fome, de uma economia corrompida pelo sistema político que impede o crescimento pessoal.
A sociedade muitas vezes não é corretamente informada.
O desrespeito à informação que algumas vezes ocorre de forma mal intencionada é o modelo de sociedade que buscamos?  Parece-nos que não. Parece-nos que o Estado e parte de nossas Cortes Superiores pregam o verdadeiro abolicionismo penal. Como se o bandido fosse a vítima de uma sociedade injusta e as pessoas de bem devessem se guardar e ter vergonha desta situação!
Este é o exemplo daquilo que queremos desagravar. Mostrar à sociedade a verdadeira face de uma legislação falha, omissa e ideológica, não só penal, mas de todos os ramos do Direito.
Visite: 
http://desagravando.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)