A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

27 de outubro de 2008

Missionário

A causa defendida pelo Promotor de Justiça não lhe pertence, senão à sociedade. Luta incessantemente pela concretização da res justa neste, ainda, simulacro de res publica. É o membro do Ministério Público inexoravelmente o apóstolo* legitimado pelo Pacto Político de Outubro de 1.988 para pregar a ordem e a justiça social. (Editor do Blog)

"Em um mundo injusto, aquele que clama por justiça é chamado de louco. " (Leon Felipe Camino y Galicia)

*A palavra "apóstolo" significa aquele que é enviado numa missão.

Um comentário:

Anônimo disse...

parabens a todos os que fazem parte desta instituiçao denominada MP, sem esta o que seria da sociedade, uma ves que a busca pela justiça esbara no poder do dinheiro , que nossa justiça e igualitaria , desde que se tenha dinheiro, e bons profissionais adv. como pessoa do povo ora a Deus por todos do MP, que tem muitos poderoso que defendem a retirada de algumas atribuiçoes da mao dos senhores. Peço a qualquer um dos promotores que entrem com açao publica contra o cartorio de protestoda cidade de sao joao do meriti/rj por protesto ilegal contra pessoas que em algum momento ficou devendo para o banco pam-americano , eles protestam titulos com mais de 07 anos sem comunicar ao consumidore nao adianta mandar e-mail ao cartorio na pessoade seu responsavel sr andre gomwa neto ele nao respeita a lei e ande esta o MP. pode dar uma resposta a milhares de pessoas na mesma situaçao, moro no estado de sao paulo tive um cheque apos 07 anos protestado por este cartorio sem as devidas formalidades no que se refere a protesto de titulos conforme legislaçao que regulamenta o protesto, sem endereçamento, sem ar de recebimento, e no mais estou com o nome no serasa devido o protesto ilegal, indeviduo por favor alguem do MP do estado de SP/ OU RJ/ OU MP FEDERAL FAÇA O SEU PAPEL DO QUAL E UM SACERDOCIO INVESTIGAR ESTE CARTORIO MEUS DADOS DORIVAL EMAIL VAL.NARSA@YAHOO.COM.BR

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)