
Novo vídeo do Ministério Público de Santa Catarina explica o que é o Ministério Público e ensina como entrar em contato com a Instituição
O vídeo "MPSC defendendo a Sociedade" já está no ar no canal do Ministério Público de Santa Catarina no YouTube. Com 9min47, o vídeo explica o papel da instituição no sistema de Justiça, as diferenças entre um Promotor e um Procurador de Justiça, em que tipos de casos o Promotor de Justiça atua e as maneiras da população levar as suspeitas de irregularidades e de abusos de seus direitos ao conhecimento do Ministério Público de Santa Catarina.
No dia da sua publicação, sexta-feira, 15 de maio, o canal do MPSC ficou entre os 60 canais mais assistidos no YouTube no Brasil (53º lugar).
"MPSC defendendo a Sociedade" é o segundo vídeo institucional e educativo produzido pelo Ministério Público de Santa Catarina dentro do Projeto VídeO Seu Direito, que tem o objetivo de esclarecer a população sobre as formas de atuação da instituição. Para a publicação no canal, foram preparadas duas versões do vídeo: uma integral e a outra dividida em três partes. Com isso, o usuário do maior portal de compartilhamento de vídeos da web pode assistir apenas os pontos que mais lhe interessam ou que atendam às suas dúvidas imediatas.
A parte 1, "O que é o Ministério Público", de 3min48seg, explica as diferenças dentre promotores e procuradores de justiça, o que faz o Procurador-Geral de Justiça e a independência do MP em relação aos poderes.
"Como e quando o MP atua" é a segunda parte do vídeo e tem 4min03seg. Este vídeo explica o que são direitos coletivos e difusos, direitos individuais indisponíveis e defesa da constitucionalidade; mostra por que o Promotor de Justiça atua no Tribunal do Júri; e orienta quem tem dúvidas a procurar uma Promotoria de Justiça para apresentar o seu problema.
Em "Parcerias com o Cidadão", a parte 3 do vídeo, com 3min50seg, o usuário do YouTube conhece outro lado da atuação do Ministério Público: as campanhas educativas e preventivas voltadas à conscientização do cidadão em relação aos seus direitos e deveres. Esta parte também mostra que um Promotor de Justiça, muitas vezes, prefere promover um acordo - na forma de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) - do que propor uma ação judicial, pois as medidas extrajudiciais trazem resultados mais rápidos e eficazes em muitos casos.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC.
Clique aqui para saber mais.
Clique aqui para ver o vídeo (YouTube).
Nenhum comentário:
Postar um comentário