A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.


Pesquisar Acervo do Blog

Seguir por E-mail

Seguidores

18 de junho de 2014

Lançamento

 
O caso do matematico homicida
Víctor Gabriel Rodríguez

Editora:
Almedina
Colecção:
Casos Práticos
Tema:
Direito Penal
Ano:
2014                                  

SINOPSE
 
Um matemático comete uma ação extrema, mas crê que o fez por motivos nobres: preservar sua honra e cumprir uma missão imposta por seu próprio destino. Ao menos, é assim que ele interpreta seu ato, o homicídio daquele que conduziu sua família à ruína financeira.

 Mas o protagonista, em busca de respostas mais profundas para seu próprio ato, escreve uma longa carta a ser postada a sete juristas, na qual relata detalhadamente os complexos fatos que antecederam o assassinato, bem como sua completa motivação, e os instiga a, comparecendo a um café com data e hora marcadas, responder questões como: “Diante de o que eu fiz, é justo que eu seja punido”? “Existe diferença entre lei posta e lei justa”? “Por que a lei me imporia um sofrimento futuro”? “É possível que seja ético que os senhores, juristas, protegidos pelo segredo profissional, me aconselhem a ocultar das autoridades esse crime que cometi”?

Ao colocar seu futuro nas mãos dos leitores, o protagonista acrescenta: “Os senhores conhecem a responsabilidade de sua decisão. Nela, está o futuro deste pobre matemático. Espero que desfrutem do meu café, pois será um diálogo de gênios." Leia mais aqui
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Contra a Corrupção

Dicionário

iDcionário Aulete

Cartilha do Jurado

Cartilha do Jurado
Clique na imagem. Depois de aberta, clique na parte inferior direita para folhear.

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)