A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

20 de maio de 2010

Atuação dos Procuradores de Justiça

UMA NOVA PERSPECTIVA PARA A SEGUNDA INSTÂNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO

O tema cuja discussão agora se propõe nasce certamente predestinado a protagonizar polêmica: reequacionar a atuação dos membros do Ministério Público em segunda instância.

Bem verdade que falar em modificação na atuação dos Procuradores de Justiça já não constitui o tabu que outrora desencorajava incisivamente tocar no assunto. Nem por isso se prevê calmaria para qualquer debate que se trave a esse propósito. Mas os quase vinte e cinco anos de exercício como membro do Ministério Público de São Paulo — três deles em segundo grau (mediante convocação da Procuradoria-Geral de Justiça) — acabaram por me animar à proposição que adiante virá deduzida.

Clique aqui para ler o texto completo (word)

Por Paulo Sérgio Cornacchioni, Promotor de Justiça do Consumidor em São Paulo.

Fonte: APMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)