A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

19 de maio de 2010

Encontro Nacional dos Promotores do Júri


Acontece, de 11 a 14 de agosto de 2010, o Encontro Nacional dos Promotores do Júri, que será realizado na cidade de Gramado (RS). O evento será paralelo ao X Congresso Estadual do Ministério Público gaúcho. O tema central do evento será os “Novos rumos do Tribunal do Júri”. Outro tema essencial: “Os desafios do MP: democracia, unidade e independência”. A promoção é da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

O evento ocorrerá no Hotel Serra Azul. O site do evento é http://www.xcemp.com.br/, onde pode ser vista a programação completa, bem como dados sobre inscrição, reserva de hotel e informações sobre a cidade.

A programação contará com participação do presidente da Confraria do Júri, Dr. Antônio Sergio Cordeiro Piedade, Promotor de Justiça do Júri em Cuiabá/MT, que participará do "Painel do Júri - Aspectos da atuação em plenário".

O evento contará com nomes conhecidos na doutrina do Direito Penal, como Edilson Mougenot Bonfim e Francisco Cembranelli. Outros temas da programação: "A prova nos crimes da competência do júri", "Aspectos do novo rito" e "Visão crítica sobre os problemas atuais do MP".

Logo no primeiro dia do evento, haverá conferência com o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel. No dia 12, "Novos rumos do Tribunal do Júri" será o tema de abertura do Encontro Nacional dos Promotores do Júri.

O evento contará ainda com programação cultural, como show com Kleiton & Kledir. Para o presidente da Confraria do Júri, Dr. Antônio Sergio Cordeiro Piedade, o evento no Rio Grande do Sul acontece em excelente momento, já que se discute no Congresso Nacional a reforma do CPP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)