A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

2 de janeiro de 2009

Hoje = Ontem


Quantos dos Al Capones que a Polícia Federal de Paulo Lacerda expôs ao público estão na cadeia? Se eu disser nenhum estarei exagerando? Aqui, tudo é turvo, raros casos chegam de fato ao epílogo quando envolvem criminosos ou suspeitos de colarinho branco. Tanto que o único punido, até agora, na tal Operação Satiagraha é quem? Sim, sim, é o nosso Eliot Ness, o xerife, enquanto os vários acusados de Al Capone gozam do ar fresco da liberdade -e no Rio de Janeiro, que não perde para Lisboa, a não ser no quesito bala perdida. (...) É todo um compêndio sobre os usos e costumes da pátria amada. (Clóvis Rossi - FSP de 31/12/2008)

Há mais de 2.700 anos, a Bíblia - mais atual que nunca - descreveu um cenário jurídico e político hostil:

Com as mãos prontas para fazer o mal o governante exige presentes, o juiz aceita suborno, os poderosos impõem o que querem; todos tramam em conjunto. (Miquéias 7:3)

Salvem, salvem a pátria amada!

2 comentários:

Anônimo disse...

Então, sr. promotor, vá trabalhar e por esses bandidos na cadeia, ao invés de ficar aí postando besteiras e blá blá blá... Faça uma denúncia que não seja inepta e colha provas consistentes para uma condenação. Ora bolas!!

Anônimo disse...

A pátria poderá sim ser salva, mas desde que a amemos aponto de lutar por ela. Vemos hoje nos três poderes tamanha infiltração dos chamados criminosos de colarinho branco, que para salvar essa pátria, só com uma luta de verdade. Uma revolução mesmo, política e social.

Ou cada cidadão realmente ama sua pátria para salvá-la como for preciso ou viverá em sua pátria como um pária.

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)