A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

12 de agosto de 2007

Vale a Pena Ler


Ato de Improbidade Administrativa 15 anos da lei 8.429/1992
Autor: Mateus Eduardo Siqueira Nunes Bertoncini
270 páginas

A corrupção não é questão nova nem apenas brasileira, e seu combate se inicia com a conscientização do problema e o conhecimento dos mecanismos para seu enfrentamento.

Diferentemente dos estudos tradicionais, o ato de improbidade administrativa é aqui abordado em duas partes: o problema no Brasil e seu enfrentamento contraditório e a análise das concepções elaboradas pela doutrina nacional as condições metodológicas para a construção de uma concepção como fruto do Direito (ofensa a princípios e ofensa a regras) e os atos em espécie e suas relações. Estabelecidas as sanções e os sujeitos, o trabalho finaliza com o delineamento de um novo regime jurídico para o ato de improbidade administrativa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá
Parabéns pelo blog e pela manutenção dele.
Também mantenho um e gostaria de inserir um link, no meu blog (www.teclandodireito.blogspot.com), para o seu.
Se autorizar, o link será inserido no espaço destinado ao 'acesso rápido para sites importantes'.
Obrigado,
Fabio Estevan Zanlochi
(http://www.teclandodireito.blogspot.com)

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)