A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

24 de julho de 2007

Procuradores-gerais de Justiça endossam a defesa das prerrogativas do Ministério Público mineiro

O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG) realiza nesta terça-feira, 24 de julho, em Belo Horizonte, a sua reunião ordinária. Inicialmente previsto para o Rio de Janeiro, o encontro foi transferido para a Capital mineira para que os chefes dos Ministérios Públicos pudessem discutir a situação vivenciada em Minas Gerais, devido às alterações procedidas pela Assembléia Legislativa na Lei Orgânica do Ministério Público estadual. Além da questão mineira, também estão sendo tratados outros assuntos de interesse da Instituição.
Composto pelos procuradores-gerais de Justiça dos Estados, do Ministério Público Militar e do Ministério Público do Trabalho, o Conselho expressou o seu apoio às medidas tomadas pelo Ministério Público de Minas Gerais na defesa de suas atribuições. O presidente do CNPG e procurador-geral de Justiça de São Paulo, Rodrigo César Rebello Pinho, lembrou que o PLC 17/07 padece de vícios de inconstitucionalidade e, por este motivo, deveria ser vetado. "O que acontece em Minas tem reflexo para toda a nação. Aguardamos o posicionamento firme e democrático do governador do Estado", afirmou.
O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, destacou a importância do apoio recebido. "A nossa posição hoje foi endossada pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais. Esperamos, agora, convencer o governador e, posteriormente, a própria Assembléia Legislativa de que as alterações feitas e o conteúdo das normas são inconstitucionais, formal e ou materialmente. Vamos atuar no campo eminentemente jurídico para defender a autonomia, independência e as prerrogativas da Instituição".
www.mp.mg.gov.br - Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público Estadual - Núcleo de ImprensaTel. (031) 3330-8166/8016 24/07/2007 (Inst/CNPG/ CNPG manifesta apoio ao MPMG) AV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)