A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

22 de novembro de 2013

Muito barulho pra nada

 
Tempos atrás, fiz um Júri em que o ex adverso detinha o estilo daqueles defensores firmados no tripé fanfarrão-barulhento-insultador. Dono de enfadonha conversa-mole, gesticulava à mil, batia na mesa e muito gritava. Empregava oratória de jogos de cartas; parecia estar jogando truco: queria mesmo era ganhar no grito!
 
Logo vi que o Conselho de Sentença estava acuado, incomodado e assustado...
 
Ciente do estilo do doutor, levei a tiracolo um poema - desconheço a autoria -, que, quando da peroração da réplica, li aos jurados. Ei-lo:
 
Todo barulho que fazes,
Ó estentórico orador,
Lançando gestos e frases,
Com trovejante furor,
 
Com berros e roncos roucos,
À mesa atirando socos,
Nada prova em teu favor:
Também o bumbo e o tambor
Fazem barulho... e são ocos. 
 
Golpe, modéstia à parte, certeiro!
 

Um comentário:

Íccaro. disse...

O poema é do Pedro Bloch Dr. César Danilo.

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)