A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

10 de junho de 2013

Revista FATO TÍPICO

 
A Fato Típico entra no seu quinto ano repaginada, com novo projeto gráfico e com novas temáticas. Em 2012, a publicação deu uma pausa, mas volta, neste ano, retratando assuntos relevantes na pauta de atuação do Núcleo de Persecução Criminal da Procuradoria da República em Goiás (PR/GO).
 
A primeira edição, em 2009, tratou de um dos temas mais delicados na atuação criminal, o tráfico internacional de pessoas. O combate aos jogos de azar, ao narcotráfico, aos crimes do colarinho branco e casos emblemáticos da atuação da Instituição, como o da “Avestruz Master”, já ilustraram as páginas da revista.
 
Para retomar com a mesma qualidade de sempre, o tema escolhido desta décima edição da Fato Típico foi a atuação do MPF/GO para combater o trabalho escravo infantil. Boa leitura!
 
Clique aqui e aguarde um minutinho para ler (pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)