A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

16 de agosto de 2011

O que tá ruim pode piorar...

Um comentário:

v disse...

A tradicional impunidade dos criminosos de colarinho branco foi em muito reforçada após a infeliz constituinte de 1988.

Com o pretexto de darem ao cidadão "garantias democráticas" foram criadas todas essas absurdas leis que tinham uma só finalidade, a de garantir que nos casos investigação de corrupção, mesmo tendo o azar da perda de prerrogativas de foro privilegiado ou no caso de uma inesperada cassação, os culpados ainda seriam poupados de uma verdadeira punição exatamente por todas essas clausúlas a que chamam de "garantismo penal".

Também seus cúmplices no trabalho sujo estariam protegidos e portanto motivados a roubar o máximo possível, aconselhados por advogados sem a mínima ética. Em caso de uma inesperada prisão, sabem que é apenas aguardar algumas horas para saírem tranquilos da cadeia.

E com isso, nesses 23 anos de "garantias democráticas" abriram-se as porteiras para uma verdadeira multidão de criminosos, de bêbados ao volante que atropelaram e mataram, até pedófilos que com essas "garantias" conseguem o relaxamento de suas penas.

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)