A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

5 de junho de 2011

A "justiça" em tempos do garantismo à brasileira


O julgamento de um assassino

Ano 2015, Brasil. Novo Código de Processo Penal em vigência. Doutrina e jurisprudência pacificadas: o-garantismo-de-um-lado-só. STF, Súmula Vinculante n. 171: Ao réu, tudo. À sociedade, nossa indiferença. Ah! O despreso tambémÍndices de criminalidade em escalada crescente... Homo hominis lupus.

Um Tribunal do Júri. Ao centro, envergando a toga negra, o Juiz-Presidente.

À sua direita, no estrado, bem abaixo, ocupando a tribuna da sociedade (ensanguentada), o Promotor de Justiça.

À esquerda, um pouco acima, o Conselho de Sentença.

Doutro lado, à frente dos Jurados, num lance superior, ungido pelo princípio da mega-hiper-ultra-super-plenitude-da-defesa, o Defensor.

Ao seu lado, a cadeira(-presidente, em couro de canguru e muito bem estofada) do acusado ainda vazia.

O julgamento vai começar.

Dirigindo-se ao Oficial de Justiça, o Juiz determina:

- Todos em pé. (Silêncio eloquente). Faça SUA EXCELÊNCIA, o INOCENTE, entrar ao recinto.

Um comentário:

Gilberto Osório Resende disse...

É isso mesmo....

Minha palestra: DIREITO PENAL DA SOCIEDADE versus GARANTISMO IRRESPONSÁVEL - A Exacerbada Teorização Garantista Sobre as Tragédias Alheias - aborda esta temática e outras tantas repercussões desse sistema cada vez mais agressivo aos interesses da sociedade.
Importam-se teorias queridistas - mas no que pertine ao rigor - necessário para frear o apetite voraz do crime - fica de fora da importação.
O Brasil, em matéria de aplicação de institutos alienígenas, é mesmo o país onde se come frango e se eructa chester.

Gilberto Osório Resende
Promotor de Jutiça - Divinópolis (MG)

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)