A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

3 de maio de 2011

Noel Rosa



Mentiras, blefes, ilusões, farsas... Essas diversas formas de subverter a verdade pura e simples dos fatos sempre estiveram ligadas à aventura humana pelo terreno das linguagens artísticas. Em alguns momentos, e às vezes de forma divertida, as artes se exercitaram em construir ficções, em iludir os sentidos, em nos fazer duvidar do que parece tão evidente...

A música popular brasileira é pródiga em exemplos de compositores que exploraram essa temática para explicitar as diversas camadas de encenação que costuram o tecido social. Nesse terreno, o carioca da Vila Isabel Noel Rosa (1910-1937) foi um mestre, brincando com os papéis, máscaras e dissimulações que nos fazem pensar sobre a identidade brasileira, suas permissividades e seus desafios seculares.

Navegue à vontade por uma dúzia de músicas de Noel que zombam da nossa fingida sinceridade, delicie-se com as letras e suas interpretações originais. Num mês que começa com o dia da mentira, essa é uma mostra da programação do SESC Vila Mariana “Mentiras, ilusões e outros blefes mais” – que, por meio de shows, filmes, cursos e intervenções, busca desenvolver no espectador um senso crítico que o permita duvidar, em tempos tão tumultuados, daquilo que se apresenta inequivocamente como verdade absoluta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)