A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

7 de abril de 2010

Promotor de Justiça


Nem paladino, nem herói, nem verdugo, nem feiticeiro, nem algoz, nem santo milagreiro...

Apenas homem, simplesmente homem forjado a ferro e fogo para o desempenho da missão...

O Promotor de Justiça é como o sacerdote que busca a perfeição através da penitência

Se vela pelo bem comum, sobretudo, vela pelos órfãos pelos carentes, pelos abandonados, pelos injustiçados...

Vigilante da sociedade, fiscal da lei é mal compreendido: se acusa, nunca visa oprimir...

Se aponta erros e até pede pena, só busca corrigir...

Não importa seja criticado. Não importa mal interpretado, não importa esquecido, relegado...

Quem com o óleo da justiça for ungido guardião da lei, jamais será vencido.. E onde quer que for, sempre há de ser um grande Promotor.

Por Ilda Cordeiro, Procuradora de Justiça (MP-MA) - livro "Dona Alegria".

Um comentário:

Unknown disse...

Mesmo quando a visao se turva, mas na alma a certeza da vitória e seguindo enquanto tantos nao entendem...vou persistir, e mesmo nas marcas da dor, vou realizar o sonho, e em meu lugar estar a espera de um novo que vai chegar, pois nada e ninguem no mundo vai me fazer desistir do meu projeto de ser mais uma guardiã da lei.

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)