A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

7 de julho de 2009

Preciosa dica de leitura

Caro(a) profissional/estudante do Direito, indico-lhe - com bastante ênfase - a leitura do livro "Pensamento Crítico e Argumentação Sólida", cujo autor é Sérgio Navega, físico formado pela USP. Segue sinopse da obra:

Em um mundo acelerado pela velocidade da Internet, é vital saber julgar as idéias que chegam até nós de forma crítica e racional, para evitarmos a manipulação. Também é essencial suportar nossas idéias usando argumentos sólidos e válidos. Em linguagem clara e acessível, utilizando exemplos motivadores, o livro elabora os principais cuidados que se deve ter ao argumentar, tanto em debates públicos quanto em mensagens escritas. Um dos capítulos apresenta uma inédita lista de erros de argumentação (falácias). O livro faz uso de citações reais de jornais e revistas, apresentando como e porque essas construções são falaciosas. Com o uso de quadros explicativos, o texto remete o leitor a conexões com outras matérias, enfatizando o caráter abrangente e multidisciplinar do conhecimento humano. Todo o livro está centrado em um importante conceito - o uso de argumentos e evidências relevantes para que as pessoas consigam ampliar seus conhecimentos, idealmente através de uma profícua e valiosa interação lingüística. Argumentar bem e pensar criticamente são, no final das contas, duas habilidades que distinguem as pessoas que fazem diferença neste mundo, aquelas que vencem suas batalhas não pela força, nem por coação ou prepotência, mas sim pelo bom uso do poder das palavras.

Sumário:

Capítulo 1 - Criando conhecimento através da argumentação

Capítulo 2 - Entendendo o que são argumentos

Capítulo 3 - Lógica, indução e plausibilidade

Capítulo 4 - Virtudes e males da linguagem

Capítulo 5 - A enciclopédia das falácias

Capítulo 6 - Você já parou de bater em sua mulher?

Capítulo 7 - Pensando criticamente

Capítulo 8 - Argumentação, racionalidade e emoção


Clique aqui para saber mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)