A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

2 de junho de 2009

Opinião pu(´)blica(da)


Por Eduardo Galeano


Um subúrbio de Montevidéu no final de 1982.

Presa há mais de um ano, Alma Di Agosto confessou ter assassinado duas mulheres. Seguindo os costumes, os policiais a tinham violado e torturado.

Em cada confissão, havia personagens diferentes, fantasmas pitorescos sem nome e domicílio, porque a máquina de dar choques transforma qualquer um num ficcionista. Em cada crime, a autora parecia ter a agilidade de uma atleta olímpica, os músculos de uma forçuda de parque de diversões e a destreza de uma matadora profissional. Mas o que mais surpreendia nos autos é que Alma Di Agosto descrevia com uma precisão milimétrica roupas, gestos, cenários, situações e objetos.

Alma Di Agosto era cega.

Seus vizinhos, que a conheciam e gostavam dela, estavam convencidos de que era a culpada.

“Por quê?”, perguntou o advogado.

“Porque os jornais dizem”.

“Mas os jornais mentem”, disse o advogado.

“Mas o rádio também diz”, explicaram os vizinhos. “E a televisão também”.


Ps.: Ouça a interpretação de Antônio Abujumra, clicando aqui.

Fonte: Programa "Provocações" (Tv Cultura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)