A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

22 de janeiro de 2009

Ser Imparcial, condição de "julgar bem"


Na sua última obra, Mots et pas perdus, Jean-Denis Bredin relata um de seus primeiros júris. Ele tem 22 anos e faz uma longa arguição no Tribunal de Ajaccio em um caso de estelionato. O Parquet requer dois anos de prisão. Os juízes se retiram para deliberar e o presidente declara o relaxamento da prisão. Repleto de alegria, o jovem advogado vai passear na praia para desfrutar desse belo momento de sua vida profissional. À noite, ele aceita um convite de seu cliente para jantar. No início da refeição, a porta do restaurante se abre e ele vê o presidente do tribunal entrar e apertar calorosamente a mão de seu cliente, como um velho amigo. O presidente se dirige ao advogado e lhe diz abruptamente: “Mestre, meus parabéns, você argumentou muito bem”. “Nesse dia, comenta Jean-Denis Bredin, eu recebi uma rude lição de modéstia”.

Clique aqui para ler o texto completo Ser Imparcial, condição de "julgar bem" de Denis Salas, juiz, responsável pela área de formação na Escola Nacional da Magistratura (Paris)

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)