A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

25 de novembro de 2008

Premiados por cumprir o dever


A moralidade do país nos últimos 5 anos atingiu tal ponto que passou a ser motivo de prêmio o fato de cumprir o dever, o que deveria ser uma obrigação. Mas o objetivo do Congresso em Foco, que promove o evento, é o mais louvável: “Em sua terceira edição, o prêmio pretende reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam no cumprimento de suas obrigações ao longo do ano de 2008, valorizar os bons exemplos, estimular a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos e contribuir para formar eleitores mais conscientes.”

Na avaliação dos internautas, os deputados Fernando Gabeira (PV-RJ), Luciana Genro (Psol-RS), José Carlos Aleluia (DEM-BA), Gustavo Fruet (PSDB-PR) e Rita Camata (PMDB-ES) foram, em ordem decrescente, os que melhor representaram a população na Câmara em 2008.

Já os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR), Pedro Simon (PMDB-RS), Eduardo Suplicy (PT-SP), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) foram os mais bem avaliados por sua atuação no Senado. Simon também foi apontado como o parlamentar que mais se destacou no combate à corrupção.

Esse é o resultado, após 60 dias de votação na internet, da eleição dos melhores parlamentares do ano, que receberão no próximo dia 1º, em Brasília, o Prêmio Congresso em Foco 2008. Serão premiados os 42 finalistas (16 senadores e 26 deputados federais), escolhidos por 204 jornalistas que cobrem o Congresso Nacional . No total, eles receberam dos internautas, desde o dia 22 de setembro, 1.225.911 votos.

Todos os 42 finalistas serão homenageados, em cerimônia a ser realizada na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ao som do prestigiado grupo paulistano Samba de Rainha, que fará seu primeiro show em Brasília

Os três primeiros colocados na Câmara e no Senado, de acordo com a votação na internet, receberão um troféu, especialmente feito pela artista plástica Suzana Gouveia.

Os classificados entre a quarta e a décima posição em cada Casa legislativa (Câmara ou Senado) receberão placas de homenagem.

Patrocinado pela Brasil Telecom e pela Petrobras, o Prêmio Congresso em Foco 2008 tem o apoio do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal (Sindilegis), da Ambev e do Buffet Cristina Roberto, contando ainda com a parceria institucional com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e a Associação dos Juízes Federais (Ajufe).

Por Giulio Sanmartini, via Prosa e Política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)