A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

6 de novembro de 2008

O mundo está empanturrado de tanta gente com fome


Você tem fome de quê?

- Eu tenho fome de Justiça Social e Judicial;
- Eu tenho fome de Políticas de Sustentabilidade;
- Eu tenho fome de Políticos Honestos;
- Eu tenho fome de Comprometimento;
- Eu tenho fome de Amor Fraternal;
- Eu tenho fome de Dignidade;
- Eu tenho fome e sede de Vergonha na Cara.

***

Em 1.974, a Conferência Mundial sobre a Alimentação fixava a meta de eliminar a fome no mundo até 1.984. Claro, isso não foi cumprido. Alguém esqueceu de avisar os governos mundiais. Em 1.997 eram 166 milhões de crianças subnutridas.

Fala-se em novas metas. Pretende-se reduzir pela metade o número de famintos até 2.020. Relatório da ONU de 2.008 mostra que mais de 920 milhões de pessoas sofrem de fome. Mas ainda é possível que 1 bilhão e 300 milhões ainda passarão quando 2.020 chegar, sendo que as crianças subnutridas somarão 132 milhões.

Os números estão no relatório “Previsões para o ano 2.020 sobre a alimentação mundial: tendência alternativas e escolhas” apresentado em Bohn, Alemanha, no mês de setembro.

Cada dia, morrem por causa da fome, 24 mil pessoas, 10% são crianças e morrem antes de completar cinco anos de idade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho admirável seu comprometimento com causas tão próximas de cada cidadão, mas que devido a demasiada comodidade humana que assola nossos tempos, fazem-se distantes.

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)