A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

17 de agosto de 2007

Aposentadoria de Sepúlveda Pertence


Sepúlveda Pertence oficializou dia 15/08 sua aposentadoria no Supremo Tribunal Federal. Despede-se hoje (17).

Com isso, o Ministério Público e, por conseguinte, a sociedade perde muito!

Sepúlveda, que já foi Procurador-Geral da República, amiúde encampava as teses do Ministério Público em seus votos.

Vamos torcer para que um egresso (ou ao menos um simpatizante) do MP ocupe sua vaga, eis que existem importantes questões a serem decididas que dizem respeito à magna instituição.

Ricardo Noblat, em seu blog, assim comentou a providência do ministro:

“Dono de uma das mais impecáveis biografias da história do Judiciário brasileiro, Pertence conseguiu arranhá-la ao ceder à pressão de amigos para se aposentar antes da data prevista. Ele não deixará o Supremo para ficar de fora da decisão a ser tomada por seus pares quanto ao pedido de abertura de processo contra 40 pessoas denunciadas pelo Procurador Geral da República no Caso do Mensalão. Pertence decidiu sair agora para facilitar a eventual promoção a ministro do STF de Carlos Alberto Menezes Direito, atual ministro do Superior Tribunal de Justiça. Carlos Alberto esteve cotado para ser ministro do STF pelo menos três vezes. Completará 65 anos de idade no próximo dia 5 de setembro. Para assumir a vaga de Pertence, terá que ser nomeado e empossado antes do dia 5. É o que diz a lei. E só poderá ficar no cargo por cinco anos. A aposentadoria aos 70 anos é compulsória.

Ao deixar o STF às vésperas do julgamento inicial do Caso do Mensalão, Pertence alimentará a suspeita de que não quis participar dele. Afinal, ele é amigo do ex-ministro José Dirceu. E Dirceu é um dos 40 denunciados pelo Procurador Geral da República. Ao fim e ao cabo, Pertence foi injusto com ele mesmo.”

Um comentário:

Anônimo disse...

Sempre demonstrou ser modelo de Juiz da suprema corte. Mas, sendo amigo de José Dirceu... não sei não!

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)