A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.


Pesquisar Acervo do Blog

Seguir por E-mail

Seguidores

18 de julho de 2007

Algum dia saberemos a verdade?


"O Brasil debruça-se sobre sua própria incompetência. Reforma-se terminais de passageiros para aumentar a comodidade antes de matá-los. Me parece que serviram a refeição antes da guilhotina. Sob pressão do caos perante a incompetência, liberaram uma obra inacabada, faltando apenas anunciar que a morte era certa. É muito provável que esse acidente tenha mais fatores além da pista que o tenham provocado, mas também é bem possível que se a pista estivesse com o grooving poderia ter sido evitado. Nesse momento não há alguém no RS que não conheça uma das vítimas. Soube agora que morreu uma diretora do Yázigi de Novo Hamburgo onde minha filha estuda; uma amiga era fisioterapeuta do deputado Redecker, um antigo vizinho faleceu, e assim vai, sem falar das perdas daqueles mais próximos que esperavam notícias de seus entes queridos. No Brasil, morrer pela incapacidade oficial virou cotidiano. Se não são balas perdidas, são aviões tão desgovernados como nós". Comentário de Sílvio Vasconcellos no Blog da Santa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Contra a Corrupção

Dicionário

iDcionário Aulete

Cartilha do Jurado

Cartilha do Jurado
Clique na imagem. Depois de aberta, clique na parte inferior direita para folhear.

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)