A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

21 de junho de 2007

País de Sujismundos e a Esperança


Hoje, no Brasil, não se alega mais a "legítima defesa da honra", mas a "legítima defesa da desonra". E em altos brados!

O filósofo francês Jean Paul Sartre dizia que "o inferno são os outros". Entretanto, se formos honestos para reconhecer a verdade, muitas vezes descobrimos que o inferno começou dentro de nós mesmos. Produzimos os mais esfuziantes e terríveis demônios e, inconscientemente, achamos que não temos nada a ver com a nossa criação. Todos os deputados e senadores estão no Congresso porque nós os colocamos lá dentro. No livro de Albert Camus "O Mito de Sísifo", o personagem passa o tempo todo empurrando uma enorme pedra, tentando colocá-la no alto de um monte. Os deuses tinham condenado Sísifo a empurrar sem descanso um rochedo até o cume de uma montanha, de onde ela caía de novo, em conseqüência do seu peso. Nós, brasileiros, fomos condenados a colocar, sem descanso, o nosso voto nas urnas. Assim como Sísifo, que algum dia conseguirá deixar a pedra no alto da montanha, nós ainda haveremos de ter uma compensação digna e reconfortante para todos os votos que colocamos nas urnas eleitorais ao longo de toda a nossa vida. Mesmo diante dessa falta de vergonha que acontece no Senado, não podemos desanimar do sistema democrático. Vamos tentar buscar um meio de acabar com a total falta de vergonha que tomou conta do senadores. Vamos lutar e protestar. Vamos gritar. Vamos às ruas. Vamos fazer de tudo para acabar com a impunidade que tomou conta da nação. Vamos anotar na nossa lista negra o corporativismo que tomou conta de todos os senadores, transformando o Congresso na matriz da falta de vergonha nacional. Vamos lutar contra tudo isso, mas vamos continuar a votar, até acertar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)