A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.


Pesquisar Acervo do Blog

Seguir por E-mail

Seguidores

11 de abril de 2016

Júri, Prova Policial e Aparte



- Vossa Excelência quer condenar uma pessoa com uma prova produzida por uma polícia corrupta e arbitrária. (Advogado não nominado) 
 
- Vossa Excelência poderia explicar, sem subterfúgios, se neste inquérito algum policial era ou é corrupto ou arbitrário? Constaremos em ata e apuraremos as eventuais responsabilidades, inclusive a de Vossa Excelência se estiver excedendo em sua imunidade profissional ao ponto de caluniar um inocente... (Promotor de Justiça Edilson Mougenot Bonfim)

- Estou falando de forma genérica. (Advogado não nominado) 

- E eu de forma específica. A generalização é a mãe de todas as injustiças e não posso concordar no plenário do júri que um profissional que defenda a liberdade aja assim. (Promotor de Justiça Edilson Mougenot Bonfim)


Fonte: BONFIM, Edilson Mougenot. No tribunal do júri – crimes emblemáticos, grandes julgamentos. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 554.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns dr César. A sociedade de MT agradeçe vossa excelência e dr wladymir perri. O juri de hoje 12/04/16 foi magnífico. Doa a quem doer!! Não perco um juri esse mês sou fã do seu trabalho. A sociedade agradecê

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Contra a Corrupção

Dicionário

iDcionário Aulete

Cartilha do Jurado

Cartilha do Jurado
Clique na imagem. Depois de aberta, clique na parte inferior direita para folhear.

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)