A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.


Pesquisar Acervo do Blog

Seguir por E-mail

Seguidores

29 de maio de 2013

Investigações Exitosas do Ministério Público

 
O Ministério Público lançou no dia 21 o livro “Investigações Exitosas Realizadas pelo Ministério Público Brasileiro”, que traz dados sobre 73 operações investigativas do Ministério Público na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. A publicação é mais uma ação contra a Proposta de Emenda à Constituição nº 37 de 2011, que, se aprovada, poderá retirar o poder de investigação criminal do Ministério Público e outras instituições.
 
A obra é uma compilação de iniciativas investigatórias do Ministério Público realizadas em todo o país no combate a criminalidade e a corrupção. Ao todo, são disponibilizadas informações de 73 operações investigativas promovidas pelo Ministério Público em colaboração com diferentes órgãos, como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), a Controladoria Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas da União (TCU) e Receita Federal.
 
São operações como a Retrospectiva, do Ministério Público do Amapá, que desarticulou organização criminosa especializada em roubos a residências e no tráfico nacional e internacional de armas e drogas. E como a operação Arca de Noé, do Ministério Público do Mato Grosso em parceria com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, que resultou na prisão do “Comendador”, o mais perigoso chefe do crime organizado do estado e proprietário de cassinos clandestinos.
 
Há ainda dados sobre a investigação do caso Patrícia Acioli, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, que em parceria com a Divisão de Homicídios, da Polícia Civil, identificou a autoria do homicídio da Juíza de Direito Patrícia Acioli. Bem como sobre a apuração realizada pelo Ministério Público de São Paulo no caso do Bar Bodega, apontando que jovens moradores da periferia da capital não estavam envolvidos em crimes do qual haviam sido acusados a partir de investigações da Polícia Civil em relação ao assalto à choperia; ou como a força-tarefa formada por Promotores de Justiça do Ministério Público do Estado de Tocantins para investigar o assassinato de cinco jovens em Gurupi, que resultou na prisão de seis policiais militares suspeitos de integrarem Grupo de Extermíniona cidade.
 
Clique aqui para acessar o livro Investigações Exitosas Realizadas pelo Ministério Público Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Contra a Corrupção

Dicionário

iDcionário Aulete

Cartilha do Jurado

Cartilha do Jurado
Clique na imagem. Depois de aberta, clique na parte inferior direita para folhear.

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)