A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

1 de novembro de 2012

Discurso de Posse: reafirmação dos ideais do Ministério Público

 
"Ser Promotor de Justiça não é apenas uma opção para o trabalho! É um dom!

Nós fomos atraídos até aqui por algo muito mais forte do que nós. QUEREMOS MUDAR O MUNDO! Não conseguimos conviver com o crime, as desigualdades, o desrespeito aos direitos básicos do cidadão e PRINCIPALMENTE COM A FAMIGERADA CORRUPÇÃO!
 
Onde há corrupção há também escassez de recursos públicos para satisfazer os interesses básicos e garantir os direitos mínimos do cidadão. E É CONTRA ESTAS ARBITRARIEDADES, É CONTRA ESSE MODELO CORRUPTO DE ADMINISTRAÇÃO QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO PRECISA CADA VEZ MAIS VOLTAR SEUS OLHOS, ASSUMINDO SUA RESPONSABILIDADE POLÍTICA E SOCIAL.
 
(...)
 
Para alcançar nosso principal objetivo, é preciso sempre buscar cada vez mais um MINISTÉRIO PÚBLICO RESOLUTIVO, ÁGIL, EFICIENTE, CAPAZ DE ANTECIPAR PROBLEMAS E CONSTRUIR SOLUÇÕES um Ministério Público que ultrapasse os limites do gabinete refrigerado, que busque nas ruas os anseios da sociedade e consolide a verdadeira justiça social.
 
NÃO, NÃO PODEMOS AGUARDAR QUE AS DEMANDAS CHEGUEM ATÉ NÓS. ESSE PERFIL DE PROMOTOR DE GABINETE ESTÁ ULTRAPASSADO E EM TOTAL DESCOMPASSO COM A CONSTITUIÇÃO. Devemos estar sempre atentos aos anseios da sociedade. Devemos fiscalizar e acompanhar de perto as necessidades diárias dos cidadãos, sejam elas, dentre outras, na área da saúde, da infância e da juventude, do consumidor, do meio ambiente e do patrimônio público, sem esquecer dos serviços públicos em geral, que estão cada vez mais precários."
 
Por Danillo Pinho Nogueira, Promotor de Justiça no Paraná, em seu discurso de ingresso (posse) no Ministério Público paranaense, em 29.10.2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)