A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

1 de outubro de 2012

Desenvolvimento Sustentável

 
 
O ambientalista em mim duvida que o crescimento do tipo buscado por sociedades ricas pode beneficiar o planeta como um todo. O cientista em mim acredita que a sustentabilidade envolve quebra-cabeças práticos que não podem ser ignorados pelo zelo missionário dos defensores do meio ambiente ou pelo otimismo tecnológico daqueles que buscam o crescimento.
 
A tensão entre a verdade científica e o desafio de uma sociedade justa reside no coração do desenvolvimento sustentável. É uma tensão que nós enfrentamos por meio da Aprendizagem Social.
 
A complexidade conceitual e a tenacidade das pessoas fazem a busca pelo desenvolvimento sustentável difícil. Que as pessoas tenham crenças não é o problema: sem crenças e valores, haveria pouca razão para ajudar a raça a perdurar. Ainda, a habilidade de instituições humanas de aprender é frágil.
 
Nós precisamos de prudência, inventividade e persistência. Dar condições para que um navio de longo curso siga viagem a partir destes materiais indefinidos e refratários permanece uma tarefa para a qual entendimento não é o suficiente.
 
Eu saliento, apenas, que é necessário.

(LEE, Kai N. Compass and Gyroscope. Integrating science and politics for the environment. Washington, D.C.: Island Press, 1993)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)