A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

20 de julho de 2012

Hugo Mazzilli: Uma vida dedicada ao MP


Em 21 de novembro de 2011, Hugo Nigro Mazzilli concedeu um depoimento à Comissão do Memorial do Ministério Público do Estado de São Paulo. Nesse depoimento, de 100 páginas, falou de concurso de ingresso; da carreira e alguns casos pitorescos; do Ministério Público de ontem e de hoje; das origens dos princípios da independência funcional e do promotor natural; da origem do litisconsórcio de Ministérios Públicos; do início da defesa da pessoa com deficiência pelo Ministério Público; dos planos de atuação funcional em face da independência funcional dos membros da instituição; das equipes e promotorias especializadas; da Carta de Curitiba; dos trabalhos do Ministério Público junto à Constituinte de 1988; de Ministério Público e democracia; dos conflitos entre Promotores titulares e substitutos; do início da informatização no Ministério Público e na Associação Paulista do Ministério Público; do atendimento ao público; da luta contra o exercício de atividade político-partidária pelos membros do Ministério Público; da luta para alcançar o Conselho Superior do Ministério Público e do enfrentamento ao Procurador-Geral de Justiça; do processo contra ex-governadores de Estado; do incentivo àqueles que pretendem seguir a carreira do Ministério Público, além de diversos outros assuntos.

Clique aqui para ler a entrevista


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)