A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

25 de março de 2012

Corrupção

Um comentário:

Vellker disse...

No Brasil de hoje existem quase 30 governadores, mais de 70 senadores, mais de 500 deputados federais, mais de 1000 deputados estaduais e mais de 60.000 vereadores.

E quase todos os dias eles aparecem nos programas políticos dos seus partidos, intitulando-se defensores da educação, da saúde, do trabalho e da moralidade pública.

E mesmo com todos seus poderes de investigação, poderes legislativos, poderes de inquérito, não só não descobrem nada sobre a corrupção, como ainda por cima aparecem nos noticiários policiais envolvidos em furtos, fraudes e desvio de dinheiro público no valor de 85 bilhões de reais.

Pior ainda, com todo o aparato jurídico teoricamente montado para suprimir a corrupção, tribunais de contas federais, estaduais e municipais, nada se descobre, nada se encontra, tudo se perde, menos os salários, ganhos e desvios de todos os membros dessa quadrilha.

Enquanto a população aceitar essa conversa de "estado democrático de direito", "garantias democráticas" e outros bonitos adjetivos para esse estado criminal, vai continuar sendo roubada, até sua exaustão como povo e nação.

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)