A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

11 de março de 2012

Corrupção Judicial

A corrupção do juiz não tem recibos, contratos, mas nos meios jurídicos a fama da corrupção é rastilho de pólvora. Cabem aos tribunais medidas de verificação quando recebam informações que sejam, além de reiteradas, plausíveis, de mais de uma fonte. Querer denúncia escrita, com firma reconhecida, é ridículo. Ou hipocrisia. (Joaquim Falcão, in Folha de S. Paulo de 25/02/2012)

Um comentário:

Vellker disse...

Pelo que o articulista escreve em tom de dogma, podemos ver a que ponto se rebaixou nossa estrutura judiciária. Denúncia escrita, detalhada, feita por alguém que tenha sido prejudicado por um magistrado parece ao articulista ridículo.

E como alguém que tenha sido prejudicado de tal forma vai proceder então? Vai fazer uma denúncia anônima por telefone? Vai mandar uma carta apócrifa para algum órgão corregedor?

Nenhum corrupto passa recibo nem assina contrato, mas no entanto os jornais não se cansam de denunciar políticos aos montes, com os autores dos artigos dando até entrevistas.

Parece que no caso de corrupção judiciária, além de fontes anônimas, passaremos, pela visão do articulista, a também ler artigos falando sobre o caso sem nenhuma menção do autor. Publica-se e pronto.

A que tempos chegamos. Pelo exposto no artigo, parece que quem denunciar o crime de um magistrado incorre nos mesmos riscos de quem quem denuncia facções criminosas ou milícias.

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)