A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

27 de fevereiro de 2012

Confiança no Ministério Público


O Ministério Público (MP) está entre as três instituições mais confiáveis e honestas para a população brasileira, de acordo com pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV), publicada no relatório ICJ Brasil do 4º trimestre de 2011. A pesquisa, que avalia o Índice de Confiança na Justiça vem sendo desenvolvida desde 2009.

No levantamento, o MP aparece em terceira posição com índice de confiança de 51%, ficando atrás, apenas, das Forças Armadas e da Igreja Católica. Grandes empresas ficaram em quarto lugar e a imprensa escrita, em quinto.

Clique aqui para ter acesso ao relatório.

Um comentário:

Diretoria Executiva da ORDEM disse...

Lamentavelmente a avaliação da pesquisa não se aplica a Comarca de Mirandópolis onde a atuação dos promotores de Justiça não está merecendo a confiança da população. Há vários inquéritos civis instaurados contra graves irregularidades na administração municipal que se arrastam por mais de dois anos em total desrespeito ao que determina do Manual de Atuação dos Promotores de Justiça do Estado de São Paulo. Em nosso blog, "diretoria-da-ordem.blogspot.com" os procedimentos questionados foram relacionados e feita comunicação a Ouvidoria da Procuradoria Geral de Justiça. Diretoria Executiva da Organização de Defesa da Cidadania de Mirandópolis, CNPJ nº04.591.510/0001-31.

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)