A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

25 de agosto de 2011

A inversão dos valores

Todo mundo reclamou muito de o Brasil não ter sido um dos primeiros colocados no mundial de futebol, mas ninguém foi às ruas protestar pela octogésima oitava colocação em educação no raking mundial.

Por Olgária Matos, Livre-Docente em Filosofia pela USP - Revista Filosofia, n. 30.

Um comentário:

Vellker disse...

Não há inversão de valores. Há tão somente o resultado visível do sistema educacional que as lideranças civis implantaram a partir de 1985.

Um sistema que se baseou sempre na nomeação de responsáveis pela educação ineptos, corruptos e servis aos governadores que os escolhiam como instrumentos de dominação através da disseminação da ignorância.

Ao longo desses 26 anos, o manual de instruções desses destruidores da nação sempre causou a destruição do julgamento crítico, sufocou a imaginação e apagou qualquer idéia de grandeza nacional e ainda por cima condenou os professores a uma carreira de vergonhas e agressões por parte dos alunos, completamente animalizados pelo estatuto da criança e do adolescente, verdadeira escola do crime.

Que tipo de adulto poderia sair dessa fábrica de ignorância?

O resultado é esse, milhões de adolescentes e adultos imbecilizados partilhando a mesma garrafa de cachaça e aos berros na frente de um televisor onde um locutor berra a palavra gol.

No caso o gol da vitória foi dos sistemas educacionais estrangeiros, em total derrota do time brasileiro.

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)