A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

24 de fevereiro de 2011

Julgamento - Dorothy Stang


Clicando aqui você terá acesso ao primeiro julgamento (na íntegra) deVitalmiro Bastos de Moura, o Bida, um dos responsáveis pela morte da missionária Dorothy Stang, ocorrido em 2007. Como Promotor de Justiça, atuou, com denodo e eficiência, o Dr. Edson Cardoso  de Souza. Na defesa, funcionou o polêmico Dr. Ercio Quaresma (leia-se: ex-advogado do goleiro Bruno).

2 comentários:

Otília disse...

muito bom, obrigada, falei sobre o deslocamento de competencia na minha monografia e abordei o caso dela, de la pra ca( 2009/2) tenho me interessado muito por todos os vies desse julgamento

Rosário Vasconcelos disse...

"Caso Dorothy Stang"

Está sendo muito estudado,são seis anos...possívelmente até o final deste semestre será apreciado o recurso do Regivaldo Pereira Galvão(Taradão)para um novo Júri.O mesmo encontra-se em liberdade,acatado o pedido pela Desembargadora Nazaré Gouveia.Os restantes estão todos cumprindo a prisão.

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)