A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

21 de dezembro de 2010

Questão de linguagem


Dicionário Policial

Corneliu Porumboiu faz variante filosófica do gênero policial calcada na importância da palavra

Cena de Polícia, Adjetivo: abordagem linguística no cinema privilegia o verbo

Filmes e seriados de TV consagraram o gênero policial como um universo de ação física, geralmente provocada pelo confronto entre agentes da lei e os que a descumprem. Essa regra básica permite variações, como a explorada com habilidade linguística pela produção romena Polícia, Adjetivo, que recebeu o prêmio de melhor filme da sessão Um Certo Olhar do Festival de Cannes em 2009.

A história tem início segundo as convenções do gênero: um policial (Dragos Bucur) investiga um estudante suspeito de consumo de drogas. Depois de seguir o rapaz durante alguns dias, ele confirma a denúncia. Não lhe parece, contudo, que seja um caso de tráfico. Além disso, não ficou clara a motivação de quem transmitiu a informação para a polícia.

A partir dessa situação convencional, o diretor e roteirista Corneliu Porumboiu executa variante filosófica da fórmula. De acordo com a legislação romena, o rapaz deve ser preso em flagrante e condenado a alguns anos de detenção, mas o policial recusa-se a fazer isso, por acreditar que comprometerá a vida do jovem em nome de lei que talvez seja alterada em breve, como fizeram outros países.

Instala-se, então, um conflito de ordem moral, com o policial resistente de um lado e seus superiores, preocupados unicamente com o cumprimento da lei, de outro. Quem pode resolver a disputa? Um dicionário. O significado de palavras como "polícia", "justiça" e "consciência" orienta a discussão, pautada por uma ironia que se estende a quem "manda na língua" - na ambientação do filme, a Academia Romena de Letras.

Não é a primeira vez que Porumboiu, 35 anos, dá tamanha importância à palavra. Um dos representantes da "onda romena" que vem se destacando em festivais nos últimos anos, ele já havia dirigido o longa-metragem A Leste de Bucareste (2006), em que convidados de um programa de TV reconstituem o que teria ocorrido em sua cidade no dia em que o ditador Nicolae Ceausescu caiu, em 1989. Sem documentos, cada um defende a sua versão, usando como instrumento o verbo.

Ficha técnica:

POLÍCIA, ADJETIVO (Politist, Adjectiv) - Romênia, 2009, 115 min. Direção e roteiro: Corneliu Porumboiu. Com Dragos Bucur, Vlad Inanov, Irina Saulescu, Ion Stoica. Distribuição em DVD: Imovision. Clique aqui

Por Sérgio Rizzo, professor universitário, jornalista e crítico de cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)