A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

7 de dezembro de 2010

Homem Light


Aproveito de uma expressão de Arthur Kaufmann para se referir à nossa época: estamos na “fase da existência”, que é a fase da crise, onde o homem adentra fraturado em seu espírito, absolutamente em crise, já não sabendo o que e a quem seguir, dando azo aquilo que tenho chamado com Enrique Rojas, o surgimento do “homem light”: como nós temos a manteiga sem gordura, a cerveja sem álcool e o cigarro sem nicotina, nós temos um homem sem compromisso, sem conteúdo, sem projetar o amanhã, sem pensar no amanhã, vazio de considerações, oco de constatações, sem bandeiras a seguir, sem projetos a lançar. Caiu o muro de Berlim e com ele caíram grandes convicções. O “homem-light” prefere o aplauso fácil à crítica sincera, o elogio vazio ao aplauso convicto; um homem desprovido do ser, um homem absolutamente transparente, porque inócuo, o seu conteúdo não existe, é apenas um vazio existencial emoldurado pelo continente físico. É por isso que buscamos a significação de nossa existência e a formação de um homem ideal e superiormente comprometido com os valores humanísticos e sociais, absolutamente cônscios que nós poderemos criar um melhor sistema jurídico no mundo, sabendo, contrariamente ao filósofo conservador, que este “não é o melhor dos mundos possíveis”. É preciso, pois, avançar; pois nós jamais conseguiremos implementar uma página de justiça se aquele que for manobrar com este sistema não for um homem na acepção imensa da palavra.

(BONFIM, Edilson Mougenot. O Ministério Público e a Criminalidade Contemporânea - Conferência de Abertura ao Congresso Mundial do Ministério Público. São Paulo, 2000, Revista Justitia, SP, 2000, p. 723)

Um comentário:

Vellker disse...

Pequeno Dicionário de Inglês, de acôrdo com considerações morais do artigo publicado:

Heavy : sólido, consistente, verdadeiro.

Light : fluido, inconsistente, falso.

O artigo foi escrito há 10 anos. Nesse tempo todo a hipocrisia política em que está mergulhado o Brasil aumentou, o sistema de acertos e negócios na administração pública ganhou mais adeptos, antigos políticos afastados por corrupção hoje retornam com o cargo de ministros.

É óbvio que só um choque militar de proporções históricas vai arrumar as coisas por aqui. Não existem mais meias-palavras para definir a situação em que vivemos nem a solução que necessitamos.

Mas falar disso é considerado retrocesso. Como figura histórica, de acôrdo com a definição do pequeno dicionário de inglês, um homem como Getúlio Vargas era "heavy". Era ditador, era sim, mas tinha um projeto de governo para o Brasil.

Mas hoje em dia, nos três poderes contam-se nos dedos os dirigentes que queiram algo assim. Até mesmo admitir que queiram que a verdade, a decência e a correção passem a fazer parte dos hábitos políticos os expõe a serem hostilizados e marginalizados pelos seus pares.

Vivemos na época de hoje, novamente de acôrdo com a definição do pequeno dicionário de inglês, essa situação de cidadania "light", justiça "light", política "light", homens "light".

E tudo vai ficar assim, até que venha uma mudança sem precendentes.

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)