A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

17 de dezembro de 2010

Esperança



“[...]Um dia, assim espero, com sofreguidão, as pessoas deixarão de se referir ao Poder Judiciário do Maranhão com menosprezo, com achincalhe, em face da má conduta de uns poucos descomprometidos.

Um dia o Poder Judiciário do Maranhão se afirmará, definitivamente, perante a opinião pública. Mas não dá mais para esperar. Temos que agir, temos que reagir, que enfrentar as nossas conhecidas mazelas, que enfrentar a inércia, que reconhecer os nossos erros, que expurgar os nossos pecados, que expungir dos nossos quadros os que comprometam a imagem da instituição[...]“.

Por José Luiz Oliveira de Almeida, Desembargador (TJ/MA).

Um comentário:

Vellker disse...

Está aí um dos poucos idealistas dos dias de hoje que representam a Justiça de forma correta. Acusa os que contribuem para uma situação de descrédito e diz o principal : não dá mais para esperar.

Reconhecer erros e expurgar pecados e pecadores. Tal consciência não só faz uma auto-crítica mas recebe críticas com a disposição de antes de sentir-se ofendido, sentir-se sim mais motivado a consertar o que está errado.

Reconhece que as críticas apenas refletem a descrição até dolorida de um estado de coisas lamentáveis, mas que são uteis e honestas, bem diferentes da bajulação de conveniência.

Saber receber os justos elogios por um trabalho decente e correto, mas saber antes de tudo receber as críticas que o orientem nessa ação.

Um magistrado assim marca os lugares onde passa, deixando sua instituição bem melhor e legando aos que o sucederem um senso real de Justiça.

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)