A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

26 de março de 2010

Manual do Promotor de Justiça - Hugo Mazzilli


Em 1991, publiquei (Hugo Nigro Mazzilli) pela Ed. Saraiva a 2ª edição do meu livro Manual do Promotor de Justiça. A obra, que já tinha tido grande aceitação desde a primeira edição, passou a receber sucessivas tiragens, esgotando-se rapidamente. Como se tratava de obra muito abrangente, por dizer respeito a todas as áreas de atuação do Ministério Público, preferi desmembrar, a partir daí, o seu conteúdo em diversas outras obras (p. ex., Regime jurídico do Ministério Público, Introdução ao Ministério Público, Inquérito civil, A defesa dos interesses difusos em juízo etc.). Isso levou o Manual a ficar esgotado, sem que eu jamais tivesse podido atualizar a obra inicial. Assim, esgotada há quase duas décadas, resolvi submeter o livro ao processo de digitalização (scanner), para ora colocá-lo à disposição gratuita dos interessados no estudo da instituição do Ministério Público. O arquivo pode ser baixado clicando-se aqui (PDF).

Um comentário:

xxxxx disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)