A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

14 de dezembro de 2009

Dia Nacional do Ministério Público


Assista ao Vídeo Institucional do Ministério Público do Paraná

Em comemoração ao Dia Nacional do Ministério Público (14 de dezembro), o Ministério Público do Paraná lançou vídeo especial sobre a Instituição, produzido em parceria com a TV Sinal, televisão da Assembleia Legislativa do Paraná. A produção televisiva é a semente do programa de entrevistas semanal que o MP-PR terá na TV Sinal, em 2010, com o objetivo de esclarecer a população sobre seus direitos e sobre o papel do Ministério Público.

O vídeo especial foi exibido na última segunda-feira, durante homenagem pela data comemorativa prestada pela AL ao MP-PR e estreará oficialmente na programação da TV Sinal no Dia da Emancipação Política do Paraná. No dia 19 de dezembro, a produção irá ao ar às 20 horas, sendo reprisada no domingo (20), ao longo da programação, no canal 16 da NET e 99 da TVA. Como material elucidativo sobre a função institucional, o vídeo também poderá ser utilizado pelos membros do MP-PR para exibição em palestras, audiências públicas e outros eventos de interesse público.




A data – A data, 14 de dezembro, lembra o dia em que foi sancionada a Lei Complementar federal nº 40, de 1981, a primeira Lei Orgânica Nacional da Instituição. Este foi o primeiro diploma legal a definir um estatuto básico e uniforme para o Ministério Público nacional, com princípios fundamentais para os MPs dos Estados, apresentando suas principais atribuições, direitos e deveres. A nova Lei Orgânica Nacional do MP (Lei Federal nº 8625/93), sancionada pelo então presidente da República, Itamar Franco, em 12 de fevereiro de 1993 - e que já apresentou as diretrizes da Instituição em bases mais amplas, abrangendo as novas atribuições recebidas após a Constituição Federal de 1988 - estabeleceu oficialmente o dia 14 de dezembro como o Dia Nacional do Ministério Público. Desde então, o dia 14 é lembrado em todo o país, como um marco para a Instituição.

O que é o Ministério Público - A Constituição Federal diz em seu artigo 127, “caput”, que “o Ministério Público é uma instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”. Em linhas gerais, podemos entender que o papel da Instituição é promover a justiça; fiscalizar o cumprimento das leis; defender o equilíbrio social, fiscalizando o correto funcionamento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, inclusive buscando a responsabilização de seus integrantes em caso de irregularidades; e promover ações nas áreas que envolvem bens imateriais, cujo valor não pode ser necessariamente medido, como a saúde pública (cujo bem protegido é a vida), direito das crianças e dos adolescentes, direito do consumidor, da pessoa portadora de deficiência, do idoso, patrimônio público, educação, entre outras áreas.

“O Ministério Público atua com o objetivo de impedir que as regras jurídicas de maior alcance social, especialmente aquelas da Constituição Cidadã, mesmo diante da agonia e do sofrimento do povo, acabem letras mortas, tratadas como meras declarações retóricas ou exortações morais de faz-de-conta, postergadas na sua efetivação, quando não delegadas definitivamente ao abandono”, afirma o procurador-geral de Justiça do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)