A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

4 de maio de 2009

Inspiração


A figura histórica de Jesus, independentemente da fé que tenhamos, nos pode oferecer alguma inspiração. Ele se recusou a explicar a tragédia humana e a presença do mal. Isso o teria enredado em discussões sem fim, como se enredaram Sócrates e discípulos em intermináveis diálogos na ágora de Atenas. Mas nem por isso deixou de lutar. Passou sua vida desmascarando a mentira, denunciando as ilusões da riqueza e combatendo as injustiças. E, cheio de compaixão com os que sofriam, curava e multiplicava pães e peixes. O melhor que se disse sobre Ele foi conservado pelo evangelista Marcos: "Ele passou a vida fazendo o bem." (BOFF, Leonardo. Homem: Satã ou Anjo Bom?. Rio de Janeiro: Record, 2008, p. 76)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)