A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

15 de maio de 2009

Falou e disse

Um comentário:

Cartas de Política disse...

O jornalista Luiz Carlos Prates de forma surpreendente para uma mídia amestrada, que se limita a comentários supostamente indignados, mas é claro, a ordem nas chefias de jornalismo é a de apertar selas e arreios na indignação, mas mesmo assim veio ele a público falar o que todos pensavam, sem se preocupar com o politicamente correto.

Fica como exemplo de um jornalista que vendo nas ruas o que todos nós cidadãos vemos, não se limitou a comentários políticos contidos e devidamente dirigidos por rédeas.

Com sua voz irada, calçou botas, empunhou um chicote e a pontapés e lambadas colocou a moral da política nacional como um todo em seu devido lugar.

Certo que ela não se incomoda muito, por ora ainda acomodada no alto dos poderes com os quais se aliou nos últimos tempos, mas permanece a denúncia do jornalista como um exemplo de correção e justa indignação.

Se todos os chefes de redações tivessem a coragem dele, o jornalismo brasileiro seria outra coisa.

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)