A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

6 de abril de 2009

Manual do Promotor de Justiça da Infância e Juventude


O Manual do Promotor de Justiça da Infância e Juventude é um instrumento de apoio ao Promotor de Justiça que atua perante as varas com competência para discutir os assuntos de interesse da criança e do adolescente.

A obra busca introduzir a nova ótica do direito da criança e do adolescente, indicar os meios de defesa colocados à disposição do membro do Ministério Público pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e, ainda, contemplar todos os modos de articulação dispostos pela Lei n° 8.069/1990, o que facilitará a atuação do Promotor de Justiça e permitirá, por conseqüência, uma resposta mais célere e adequada por parte de toda a Instituição.

A obra integra a Coleção Suporte Técnico-Jurídico do MPSC, que contempla publicações visando subsidiar a atuação das Procuradorias e Promotorias de Justiça.



Elaboração

Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, com Coordenação-Geral do Promotor de Justiça Marcelo Gomes Silva e elaboração técnica da servidora Mayra Silveira, sob a supervisão da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e apoio da Procuradoria-Geral de Justiça.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei do Manual pois vou me basear bem agora que estou numa assessoria do MP

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)