A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

18 de janeiro de 2009

Lançado Dicionário do Ministério Público


Um trabalho inédito na área da ciência jurídica brasileira. Foi esse o resultado alcançado pelo promotor de Justiça Edilson Santana e seu filho, o advogado Edilson Santana Filho, com o Dicionário de Ministério Público, obra recentemente lançada pela Conceito Editorial. Segundo Edilson Santana, a obra é o primeiro dicionário sobre o Ministério Público no Brasil.

Os verbetes reunidos no livro têm a pretensão de se firmarem como objeto de consulta, atualizada e de fácil manuseio. A obra passa por quase todos os aspectos da Instituição do Ministério Público, de suas origens até os dias atuais. A obra adota uma exposição conceitual-cronológica e, em assuntos polêmicos, apresenta as diversas correntes de pensamento na doutrina jurídica e na jurisprudência dos Tribunais Superiores e Estados-membros. O livro conta com a colaboração de Valdir Loureiro de Sousa.

Elogios

Em parecer apresentado ao Conselho Editorial da editora Juspodivm, o Promotor de Justiça (SP) e professor Rogério Sanches Cunha, enalteceu o ineditismo e a profundidade da obra. Abaixo, segue o texto do procurador a respeito do Dicionário de Ministério Público:

"Compulsando a obra Dicionário de Ministério Público, de autoria dos Drs. Edilson Santana e Edilson Santana Filho, opino, como membro do Conselho Editorial, favoravelmente à sua edição e explico.

Trata-se de trabalho inédito (razão suficiente para afirmar a certa aceitação no mercado), tanto estudantil, quanto profissional).

O estudo , através de informação típica de um dicionário, revela de forma completa, conceitos do dia-a-dia do membro do Parquet, servindo também (em face de sua profundidade) a outros operadores do Direito (advogados, juízes, defensores etc).

Em síntese, temos aqui uma maneira diferente (sui generis) de ensinar a ciência jurídica.

Posto isso, recomendo a publicação do material por esta editora que, sabidamente, prima pela excelência e o ineditismo".
Fonte - ACMP

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)