A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

12 de dezembro de 2008

Discursos na posse do novo PGJ de Minas Gerais


Nesse contexto, o Ministério Público, pelos que nos antecederam e os colegas de labuta diuturna, se consolidou como o garante dos valores que a sociedade moderna necessita preservar. Agora, com o aval do legislador e como a expressão da vontade da lei, eis que alcançamos constitucionalmente o status que nos compromete com o presente e nos vincula ao futuro.

***
Havia também ficado para trás a figura do eloqüente acusador, do emissário do rei e do submisso servidor público, muitas das vezes distante e insensível à realidade social.

***
Queremos um Ministério Público resolutivo, ágil, eficiente, capaz de antecipar problemas e construir soluções.

***
Cada um dos membros do Ministério Público, friso eu, é responsável pela satisfação dessa missão constitucional a nós deferida. Ser responsável é corresponder. Soren Kierkegaard, precursor do existencialismo, dizia: "uma multidão em seu próprio conceito é o falso, pelo fato de deixar o indivíduo completamente impune e irresponsável ou, no mínimo, enfraquecer seu senso de responsabilidade, reduzindo-o a uma fração".

***
Há apenas vinte anos, o Ministério Público tinha espaço de atuação bastante limitado, quase como coadjuvante do Judiciário. Hoje, esforço do tempo, desempenha papel essencial como sinônimo de vontade e desejo de justiça, consciente do conselho de Cícero: “sejamos servos da lei para sermos livres”.

***
Como conquista constante e como conteúdo de sua ação, o Ministério Público amplia-se na proporção da atividade humana.

***
Veja os discursos completos (Dr. Alceu Marques, PGJ, Dr. Jarbas Soares, ex-PGJ, e Aécio Neves, Governador) clicando aqui.

Fonte: MPMG, em 10/12/2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)