A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

29 de novembro de 2008

Sobre a absolvição de Thales


Eu mesmo, pelas notícias que lia, já havia considerado o promotor culpado. Mas eu havia consultado o processo? Não! Julguei pelos fatos que o vento me trouxe aos ouvidos. Justiça? Não! Vingança contra a violência que impera na sociedade. O certo é que as provas colhidas no processo criminal contaram outra história. O promotor não "descarregou" o revólver nas vítimas. Deu, sim, tiros de advertência para cima e para baixo antes de ser alcançado por um grupo de homens desproporcionalmente maiores e mais fortes, que queriam agredir a ele e à sua namorada. E após uma fuga de cerca de 100 metros, acabou por atirar contra as vítimas. Esse relato é corroborado pela vítima sobrevivente. O que você faria? Se deixaria ser desarmado e, na melhor das hipóteses, linchado? Deixaria sua namorada ser espancada ou violentada por um grupo de homens enfurecidos? Uma tragédia pode, sim, ser provocada pela própria vítima. Talvez seja o caso.

Por ULISSES FORMIGA - Jornal "A Folha de S. Paulo", Painel do Leitor, de 28/11/2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)