A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

4 de setembro de 2008

Confraria do Júri abre seus quadros para promotores e procuradores de todo país


A Associação dos Promotores do Júri (Confraria do Júri) convida o colega Promotor de Justiça, Procurador de Justiça ou Procurador da República para conhecer esta iniciativa e se associar à entidade. Trata-se de uma proposta pioneira: uma associação voltada para o debate sobre o Tribunal do Júri no país.

Criada em 2006 por membros do Ministério Público de Mato Grosso, totalmente sem fins lucrativos, hoje a Confraria do Júri abre seus quadros para promotores e procuradores de outros Estados. "Promotores e Procuradores de Justiça de diversas regiões do país entram em contato querendo saber detalhes da associação. Eles conheceram nosso trabalho por intermédio do site ou da publicação Cadernos do Júri, que lançamos am agosto", diz o presidente da associação, Procurador de Justiça João Batista de Almeida.

A intenção da diretoria da Confraria do Júri é transformar a entidade, que nasceu de uma proposta regional, em um fórum nacional de debates jurídicos sobre o tema. "O volume de acessos ao site de pessoas buscando informações sobre a nova legislação afim ao Tribunal do Júri é impressionante. Na verdade, o Tribunal do Júri sempre foi um tema que despertou o interesse de toda a sociedade e, fundamentalmente, do operador do Direito", explica João Batista.

O presidente da Confraria ressalta que, por enquanto, a entidade está repassando suas produções para todos os membros do Ministério Público. Entre estas produções, está o conteúdo do III Encontro dos Promotores do Júri, realizado em maio. "Mas, a partir de outubro, somente os associados irão receber gratuitamente nossas publicações e informativos", diz. A próxima edição do Cadernos do Júri, por exemplo, sairá em outubro e será distribuída apenas aos associados. "Aqueles que não forem sócios poderão comprar a preço de custo", destaca João Batista.

Para ser sócio da Confraria do Júri é preciso, necessariamente, ser membro do Ministério Público - Promotor de Justiça, Procurador de Justiça ou Procurador da República.

O associado à Confraria do Júri tem acesso a todas as promoções da entidade: publicações de livros, veiculação de artigos jurídicos, conteúdo de eventos. Para tanto, contribui com uma mensalidade simbólica de R$ 30,00 (trinta reais).

Se você é membro do Ministério Público, associe-se: basta clicar no link abaixo e abrir o formulário abaixo, imprimir e encaminhar para Confraria do Júri: Rua 06, s/nº, CPA, CEP 78.050-070, Cuiabá-MT.

Caso queira saber mais sobre a Confraria do Júri, mande um e-mail para confrariadojuri@uol.com.br ou para o presidente, procurador de Justiça João Batista de Almeida: joao.almeida@mp.mt.gov.br.

A Confraria do Júri aguarda a sua participação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)