A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

25 de abril de 2008

Livro Teoria e Prática do Direito Eleitoral chega a 4ª edição


Será lançada durante o Seminário de Direito Eleitoral promovido pelo Centro de Apoio Eleitoral (CAEL), em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), nos próximos dias 29 e 30 de abril, a 4ª edição do livro: Teoria e Prática do Direito Eleitoral de autoria do promotor de Justiça Edson de Resende Castro.

Na obra, atualizada com a Lei 11.300/06 e com as Resoluções do Tribunal Superior Eleitoral para as eleições de 2008, o autor aborda primeiramente questões básicas para os que se interessam pela matéria, discorrendo sobre as fontes do Direito Eleitoral e sobre a estrutura e competência da Justiça Eleitoral e atribuições do Ministério Público Eleitoral. Depois, passa ao trato minucioso de pontos de extrema relevância para o processo eleitoral, como as condições de elegibilidade, as inelegibilidades, as impugnações às candidaturas e a propaganda eleitoral.

Edson de Resende se preocupa, a todo momento, com a abordagem ao mesmo tempo técnica, científica e prática dos temas, sinalizando para o leitor o caminho a ser seguido na busca das soluções entendidas como necessárias a que se prestigie o princípio democrático e a normalidade/legitimidade das eleições.

Segundo o ministro Fernando Neves, do TSE, trata-se de “obra de leitura fácil e agradável”, em que “o Autor não se perde em formulação de teses acadêmicas. Ao contrário, explica e esclarece os passos e as etapas do processo eleitoral, reproduzindo, com cuidadosas referências, a interpretação que os Tribunais especializados têm dado às diversas questões eleitorais que surgem no curso dessas fases.”

O AUTOR

Edson de Resende Castro é Promotor Eleitoral em Minas Gerais; coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral do Ministério Público de Minas Gerais; professor de Direito Civil, do Consumidor e Eleitoral na Universidade de Alfenas; professor de Direito Eleitoral no Curso de Formação de Promotores de Justiça, do Ministério Público de Minas Gerais; professor de Direito Eleitoral em dois cursos preparatórios de Belo Horizonte; professor de Direito Eleitoral na pós-graduação da Uni-BH, da PUC-Minas e da UnB; palestrante de Direito Eleitoral em diversos Estados.

Ministério Público do Estado de Minas Gerais – Assessoria de Comunicação Social/Núcleo de ImprensaTel.: (31) 3330-8166 24.04.08 (Lançamentos/4ª edição do livro do promotor de Justiça Edson de Resende)

ALFonte: Mandamentos Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)