A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do coletivo. Esta é a lida do Promotor de Justiça: lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. O compromisso primordial do Ministério Público é a transformação, com justiça, da realidade social.



Pesquisar Acervo do Blog

8 de novembro de 2007

Novo Livro


Por dentro das Fraudes - Como são feitas - Como denunciá-las - Como evitá-las

Editora Lex

Autor: José Carlos Oliveira de Carvalho


A obra

A obra traz uma coletânea das principais fraudes cometidas em nosso País, sendo destinada a todos aqueles que têm curiosidade de entender como são realizadas as operações ilegais, os mecanismos, a rede de contatos, enfim, o modus operandi dos roubos e desvios. É possível afirmar que a ineficácia na punição daqueles que são responsáveis pela falta de remédios nos hospitais e de merenda nas escolas deve-se, dentre outros fatores, ao desconhecimento da maneira pela qual as fraudes são cometidas; dessa forma, a metodologia desenvolvida em cada caso, os documentos utilizados e a rede de pessoas que dá o ³suporte² à atividade ilícita constituem aspectos que serão abordados nesta obra. Espero, com isso, não somente satisfazer a curiosidade acerca de um assunto que desperta a atenção de muitos, mas efetivamente contribuir para o aumento de denúncias bem fundamentadas, o que poderá resultar em uma vida melhor para nossos filhos.

O autor

José Carlos Oliveira de Carvalho é auditor-geral e perito-chefe do Grupo de Apoio Técnico do Ministério Público do Rio de Janeiro, mestre em Ciências Contábeis pela Uerj na área de auditoria e especialista em docência superior pela Fabes. Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro, leciona na FGV e em cursos preparatórios para concursos. É autor de obras nas áreas de auditoria, orçamento público e fundos especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atuação

Atuação

Você sabia?

Você sabia?

Paradigma

O Ministério Público que queremos e estamos edificando, pois, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Não é um Ministério Público burocrático, distante, insensível, fechado e recolhido em gabinetes refrigerados. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, misturando a nossa gente, auscultando os seus anseios, na busca incessante de Justiça Social. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira. (GIACÓIA, Gilberto. Ministério Público Vocacionado. Revista Justitia, MPSP/APMP, n. 197, jul.-dez. 2007)